data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Os motoristas que descem a Avenida Fernando Ferrari, no sentido centro-bairro, param no sinal vermelho no cruzamento com a Rua Dr. José Mariano da Rocha, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Desafiando a lógica, quando o sinaleira muda para a cor verde, o trânsito não flui. Dois buracos fazem com que veículos andem devagar e até parem no trecho.
- É péssimo. Tranca a sinaleira, a avenida até lá em cima, por causa desse buraco - reclama a nutricionista Patrícia Conegatto Pasin, 41 anos, que passa de carro pelo local duas vezes por dia.
Entidades pedem vacinação de trabalhadores do comércio de Santa Maria
O problema é antigo. Frentistas de um posto que próximo do local contam que "há anos" já viram motoristas passarem pelos buracos e depois pararem no estabelecimento para trocar pneus. O frentista Rogério Melo, 46 anos, trabalha há nove meses no posto. Ele já viu tentativas de reparos que não funcionaram e conta que a situação de motoristas que "pedem socorro" no posto se repete todos os dias.
- Diariamente o pessoal para aqui no posto. Ou com pneu murcho, ou furado. Aro quebrado, torto. Se vocês pararem aqui, vão ver que alguém chega para calibrar o pneu ou para ajudarmos na troca - conta.
Ala 4 tem 7 vagas para quadro de oficiais temporários
CONSERTO
Entre o final de 2019 e 2020, a prefeitura recuperou parte da Avenida Fernando Ferrari. A licitação, na época, envolvia recuperação de asfalto, blocos de concreto e pavimento de pedra, além de micro e macrodrenagem. O custo foi de R$ 44,1 milhões ao todo.
Em nota, a prefeitura afirmou que já tem conhecimento dos dois buracos, assim como outras situações semelhantes na Rua General Neto, próximo do estacionamento de um supermercado; na rótula no final da Fernando Ferrari e no cruzamento da avenida com a Rua Irmão Donato. Este último está no cronograma de recuperação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os outros, o que inclui os dois próximos do posto, são responsabilidade da prefeitura. O órgão justifica que a empresa responsável pelo calçamento da avenida vai fazer o reparo "nas próximas semanas", mas nenhuma data foi informada.